Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13816
Título: Aplicabilidade da audiência de custódia como instrumento constitucional e garantista
Autor(es): Silva, Luana Elaine da
Palavras-chave: Tratados Internacionais
Celeridade
Decisões Judiciais
Data do documento: 2-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a implantação da audiência de custódia no ordenamento jurídico brasileiro, tendo por base os Pactos e Tratados Internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário, o que possibilita uma reflexão sobre sua eficácia no Brasil. Assim, a partir de uma breve análise sobre o tema, serão elencadas as inovações trazidas para o estudo do direito. Para tanto, o trabalho apresenta uma explanação acerca da audiência de custódia, incluindo o seu conceito, previsão normativa no âmbito internacional e recepção no ordenamento jurídico brasileiro através da sua implantação, propósitos e procedimentos. Em seguida, o estudo faz uma análise a respeito das prisões em flagrante e preventiva e a utilização da referida audiência com finalidade de reduzir a população carcerária, mediante a promoção da celeridade nas decisões judiciais proferidas em âmbito da audiência de custódia. Incluindo, ademais, dados acerca do sistema prisional brasileiro e expondo a fragilidade do excesso de prisões no Brasil. Ao término, o trabalho analisa a sistemática legal atual conforme as decisões do STF acerca da constitucionalidade da audiência. Quanto à metodologia, entende-se por pesquisa de cunho bibliográfico e quantitativo, elaborada a partir de material já publicado e com aplicação de variáveis ao objeto do estudo. Destarte, a audiência de custódia visa observar a na redução do volume processual inerte, contribuindo para a celeridade processual, com base em uma aplicação mais humanizada do processo penal, garantindo os direitos da dignidade e celeridade processuais, fundamentais ao indivíduo em custódia.
Descrição: SILVA, Luana Elaine da. Aplicabilidade da audiência de custódia como instrumento constitucional e garantista. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13816
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Elaine Da Silva.pdf786.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.