Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13823
Título: Reforma previdenciária: a inconstitucionalidade da equiparação de idade das mulheres sob um prisma jus-filosófico
Autor(es): Macedo, Paulo Azevedo
Palavras-chave: Reforma Previdenciária
Inconstitucionalidade
Igualdade Material
Data do documento: 10-Mai-2017
Resumo: A reforma previdenciária, antes mesmo de ser votada, causa desconforto na sociedade. Seja pela obscuridade de sua real necessidade, seja pela crueldade com a qual fere os direitos fundamentais dos contribuintes, a reforma proposta pelo governo fere de morte a Constituição Federal. Na eminência de sua aprovação, vários pontos já foram apontados como Inconstitucionais por operadores do Direito; em especial, no que tange à equiparação de idade mínima para aposentadoria de ambos os sexos. A alteração do art. 201, § 7° da Constituição Federal não só desconsidera a igualdade material entre homens e mulheres, mas ignora a realidade social e econômica das contribuintes que lutam para conseguir dignamente sua aposentadoria. Este estudo visa demostrar a flagrante inconstitucionalidade do instituto da equiparação de idade mínima para aposentadoria, bem como comprovar através de um prisma jus-filosófico que a aplicação do Princípio Constitucional da Igualdade deve considerar a realidade sociocultural da nação.
Descrição: MACEDO, Paulo Azevedo. Reforma previdenciária: a inconstitucionalidade da equiparação de idade das mulheres sob um prisma jus-filosófico. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13823
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Azevedo Macedo.pdf626.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.