Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13902
Título: Flexibilização das normas trabalhistas enquanto instrumento de mudança nas relações de trabalho.
Autor(es): Almeida, Tayssa Borborema Alves de
Palavras-chave: Direito do trabalho
Normas trabalhistas
Relações de Trabalho
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os diferentes posicionamentos a cerca da aplicação da Flexibilização das relações de trabalho, diante de um quadro de crise econômica e social, o qual gera desemprego e aumento da mão de obra em trabalhos informais. A problemática é decorrente de diversos motivos, entre eles estão: de um lado à complexidade e o rigor estabelecidos pela legislação trabalhista brasileira, do outro se tem utilizado como alternativa a redução ou supressão, pelas próprias partes, dos direitos legais trabalhistas que, por sua natureza, são indisponíveis. Os conceitos, finalidades e funções dos princípios que regem o direito do trabalho, bem como os que se apresentam como limitadores da Flexibilização foram estudados, assim como a possibilidade de colisão entre eles e a forma de solução. Foram selecionadas diversas Leis, jurisprudências e opiniões doutrinárias para demonstrar a forte tendência à Flexibilização, que se apresenta por vezes arbitrária, visto que, protege a redução de direitos trabalhistas sem nenhuma justificativa econômica ou jurídica. Restou demonstrado também que o exagerado valor dos encargos sociais e demais obrigações trabalhistas impostas aos empregadores reduzem a abertura de novas frentes de trabalho. Neste contexto, buscou-se apresentar a importância da necessidade de uma adequação da Flexibilização das normas trabalhistas, almejando um distanciamento da abusividade de redução de direitos ou Desregulamentação do Direito do Trabalho.
Descrição: ALMEIDA, Tayssa Borborema Alves de. Flexibilização das normas trabalhistas enquanto instrumento de mudança nas relações de trabalho. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13902
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayssa Borborema.pdf582.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.