Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13903
Título: A maioridade penal no Brasil e as políticas públicas
Autor(es): Maciel, Miquéias Suares
Palavras-chave: Maioridade penal
Criminalidade
Políticas públicas
Adolescentes em conflito com a Lei
Data do documento: 19-Mai-2017
Resumo: Nos dias atuais, onde a violência e a criminalidade cada vez mais avançam de forma avassaladora sobre a juventude brasileira, volta à tona a discussão acerca da redução da maioridade penal, como à única forma de frear esse triste fenômeno. Partindo desse problema, dentre os objetivos estão o de analisar o posicionamento dos doutrinadores do direito diante da criminalidade em meio aos jovens; discutir a maioridade penal no Brasil por meio da evolução de seus diplomas normativos; analisar a criminalidade entre os jovens no Brasil; e estudar o papel das políticas públicas e programas voltados para os jovens. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que permite uma reanálise de estudos e pesquisas já realizadas acerca do tema, visando à construção de um novo estudo. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de aprofundar o debate acerca do papel da família, da sociedade e do Estado, no sentido de se posicionarem frente ao tema; a necessidade de fortalecer os atuais diplomas normativos que versam sobre o tratamento que deve ser dado aos jovens; analisar as consequências para os jovens envolvidos com a criminalidade;. Por fim, o estudo aponta para a necessidade de elaborar e efetivar políticas públicas sócias que afastem os jovens brasileiros da criminalidade.
Descrição: MACIEL, Miquéias Suares. A maioridade penal no Brasil e as políticas públicas. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13903
ISSN: CDD 345
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Miquéias Suares Maciel.pdf511.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.