Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13924
Título: Análise e concessão de crédito: um estudo em uma empresa do setor alimentício
Autor(es): Silva, Sidgley Batista da
Palavras-chave: Análise de crédito
Concessão de crédito
Risco de crédito
Conceito de crédito
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Esse artigo tem como objetivo principal verificar as dificuldades enfrentadas por uma empresa do setor alimentício para realizar análise e concessão de crédito de pessoas jurídicas. Os procedimentos metodológicos para execução deste trabalho são de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e enfoque qualitativo, realizada através de um estudo em uma indústria do segmento de produtos alimentícios que, para manutenção de seu anonimato, é identificada como XT. Os principais tópicos abordados no referencial teórico são: o conceito de crédito; função de crédito; políticas de crédito; risco de crédito; análise de crédito e os C❜s do crédito. Os resultados demonstram que, dentre as cinco dificuldades elencadas, a falta de informações na praça é o principal problema enfrentado no processo de análise e de concessão de crédito da empresa estudada. As considerações finais apontam que é necessário a sensibilidade do avaliador de crédito à interpretação dos dados disponíveis quando estes forem poucos; que o grau de relacionamento do cliente com o mercado pode definir uma técnica mais precisa, quando houver limitação de informações contábeis ou falta de registro de inadimplência; e que é preciso haver uniformidade de todos os integrantes da organização à responsabilidade ao bom andamento das funções que interligam às demais áreas que darão suporte ao gestor de crédito no processo de análise e concessão creditícia.
Descrição: SILVA, S. B. da. Análise e concessão de crédito: um estudo em uma empresa do setor alimentício. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13924
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidgley Batista da Silva.pdf654.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.