Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13935
Título: A prática da docência em filosofia no âmbito escolar, através do estágio supervisionado
Autor(es): Silva, José Leandro da
Palavras-chave: José Leandro da Silva
Data do documento: 2017
Resumo: O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Essa experiência oferece subsídio aos futuros profissionais por meio de análises, de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional, e à contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina de Filosofia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar a prática do discente no âmbito escolar, através do Estágio Supervisionado, destacando sua importância para o desenvolvimento do graduando e para a prática docente. A partir dessa experiência, levantamos algumas discussões que buscam evidenciar se a dificuldade encontrada no ensino de Filosofia e a não valorização da disciplina no currículo escolar acontece pela necessidade de não haver profissionais habilitados nessa área. Diante dessas questões é que buscamos compreender, se a teoria que estudamos na graduação realmente tem subsidiado uma construção para a prática em sala de aula. A presente análise, também buscou descrever os aspectos estruturais da unidade escolar escolhida para realizar o estágio, com o retorno obrigatório visto que, a didática utilizada pelo educador e a boa convivência com os educandos, possibilitam a evolução do conhecimento levando-os a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida ativa na sociedade. Durante o estágio supervisionado, foram realizadas propostas de projetos de intervenção, planos, e algumas observações no cotidiano. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências a consolidação de nossas percepções teóricas com a prática no ambiente escolar, como também, tem subsidiado a nossa preparação para atuar como educador frente à disciplina de Filosofia no ensino médio. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno, nos possibilitando perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para construção dos conhecimentos socioculturais.
Descrição: SILVA, J. L. da. A prática da docência em filosofia no âmbito escolar, através do estágio supervisionado. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13935
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Leandro da Silva.pdfJosé Leandro da Silva1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.