Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13954
Título: Medidas socioeducativas: uma análise acerca do crescimento da criminalidade juvenil e eficácia das medidas socioeducativas.
Autor(es): Santos, Douglas da Cunha
Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente
Criminalidade juvenil
Medidas socioeducativas
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho busca analisar as principais razões para o crescimento da criminalidade juvenil, assim como, analisar a eficácia das medidas socioeducativas. Questiona-se o que fazer para reduzir a criminalidade juvenil e se as medidas socioeducativas da forma como estão sendo aplicadas, são eficazes no processo de ressocialização dos menores infratores. Com base na pesquisa doutrinária e em dados estatísticos, buscou-se trazer respostas para tais questionamentos. Para tanto, Analisou-se a evolução histórica das leis menoristas do Brasil, sobretudo, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as medidas socioeducativas e os seus princípios orientadores, assim como, a função do Estado como responsável pela elaboração de políticas públicas direcionadas a garantia dos direitos dos menores. Chegou-se a conclusão que, para que haja eficácia, as medidas socioeducativas deverão seguir rigorosamente os princípios estabelecidos por lei para sua execução, assim como, para que haja redução no crescimento da criminalidade juvenil, o estado deverá executar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes, conforme o princípio da proteção integral presente na Constituição Federal de 1988.
Descrição: SANTOS, Douglas da Cunha. Medidas socioeducativas: uma análise acerca do crescimento da criminalidade juvenil e eficácia das medidas socioeducativas. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13954
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas da Cunha Santos.pdf472.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.