Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13983
Título: Os reflexos da reforma da previdência na atividade laboral da terceira idade.
Autor(es): Araújo, Carla Gabino
Palavras-chave: Reforma da Previdencia
Terceira Idade
Aposentadoria
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: O presente artigo parte da discussão sobre os possíveis impactos causados pela reforma da previdência, especialmente em relação à aposentadoria por idade e os desafios que serão defrontados pelos idosos para permanência ou até mesmo, a recolocação ao mercado de trabalho, como alternativa para o complemento da renda dessa parcela da população em ascendência no Brasil. Além disso, será abordada a necessidade de adaptação e mudança de comportamento por parte das empresas, a fim de que estes idosos possam continuar, ou até mesmo, regressar ao mercado de trabalho. Para tanto, analisar-se-á o crescimento da população idosa no país nas últimas décadas e as projeções para os próximos anos, com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Será feita ainda, uma explanação sobre as mudanças propostas no texto da PEC 287/16, acerca da aposentadoria por idade e as novas regras a serem implementadas aos segurados do regime geral e especial. O método empregado foi o da pesquisa bibliográfica, com a finalidade de elaborar um conjunto teórico cabível a temática escolhida, fundamentando-se em doutrinas de Direito Previdenciário e material disponível na rede mundial de computadores.
Descrição: ARAÚJO, Carla Gabino. Os reflexos da reforma da previdência na atividade laboral da terceira idade. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13983
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Gabino Araújo.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.