Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1399
Título: Cálculo da probabilidade de reincidência do neutrino eletrônico solar
Autor(es): Rocha, Maria José de Brito
Palavras-chave: Neutrinos solares
Mistura de sabor
Modelo solar padrão
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Na mecânica quântica não calculamos a posição exata de uma partícula como acontece na mecânica clássica, apenas calculamos a probabilidade da partícula ser encontrada em determinada região, para solucionar estes problemas da física de partícula foi construído o Modelo Padrão (MP), onde os neutrinos não teriam massa. Neste trabalho iremos mostrar como a proposta da oscilação de neutrinos conseguiu sanar o, até então, paradoxo dos neutrinos solares desaparecidos, não verificados pelo modelo solar padrão (MSP), conhecido como o problema do neutrino solar. Tais partículas até então não massivas surgem como incógnita da física moderna. Através de resultados experimentais, foi provado que o neutrino é convertido sucessivamente entre os três sabores possíveis: neutrino do elétron (ve), neutrino do muón (vμ) e o neutrino do tau (vτ). Por ser mais simples na realização dos cálculos, consideramos apenas a mistura entre dois autoestados de sabor, o neutrino eletrônico (ve) e outro qualquer (vα) e veremos que tal oscilação exige uma massa não nula, havendo apenas a probabilidade de aproximadamente 50% de um neutrino do tipo eletrônico “sobreviver” no detector em seu trajeto até a Terra, tendo a mesma probabilidade para oscilar para o outro sabor.
Descrição: ROCHA, M. J. de B. Cálculo da probabilidade de reincidência do neutrino eletrônico solar. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1399
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José de Brito Rocha.pdf6.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.