Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13999
Título: Auxílio-reclusão no regime geral de previdência social-RGPS
Autor(es): Figueiredo, Claudoaldo da Silva
Palavras-chave: Seguridade Social
Auxílio-reclusão
Direito Previdenciário
Fator Previdenciário
Data do documento: 1-Jun-2016
Resumo: O presente trabalho tem por objeto verificar a verdadeira função do benefício previdenciário auxílio-reclusão no Regime Geral de Previdência Social-RGPS. Será estudado desde o universo no qual está inserido como um direito social, a saber: a Seguridade Social, até as suas especificidades no citado regime previdenciário como as condições para concessão e beneficiários. O citado benefício é abordado como um direito contestado pela sociedade. Será visto que as críticas ao benefício não partem apenas de leigos, partem também de operadores do direito e membros do Congresso Nacional.Na doutrina, encontram-seopiniões divergentes acerca desse seguro, cujo fato gerador é, em tese,um crime. Por seu turno, propostas de Emendasà Constituição sobre o tema revelam o auxílio-reclusão como um direito incompreendido e ameaçado. O presente estudo está ancorado em pesquisa bibliográfica de doutrinadores consagrados, na jurisprudência e na legislação constitucional e infraconstitucional. Por fim, resta demonstrado que o instituto do auxílio-reclusão no RGPS não é uma forma do Estado tutelar o crime, mas representa um instrumento da ordem social.
Descrição: FIGUEIREDO, Claudoaldo da Silva. Auxílio-reclusão no regime geral de previdência social-RGPS. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13999
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudoaldo da Silva Figueiredo.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.