Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14000
Título: Improbidade administrativa: um estudo sobre as sanções previstas na lei nº 8.429/92
Autor(es): Carvalho Filho, Giomar Cririlo de
Palavras-chave: Improbidade Administrativa
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo correlaciona as diversas formas de transgressão legal ao instituto da Improbidade Administrativa, centrando esforços no exame das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa. Utilizou-se, como base, a abordagem dos atos que implicam na prática de improbidade administrativa, mediante o estudo comedido da Lei no 8.429 de 02 de junho de 1992 e a consequente inserção, majoritária na seara do Direito Administrativo. Deste modo, construiu-se uma narrativa de cunho histórico-sociológico com os pertinentes aspectos formais, sociais e empíricos que permeabilizaram o aparecimento da Lei de Improbidade Administrativa (LIA), de modo a trazer um estudo sistemático passível de demonstração do fato, compreendendo os mecanismos da LIA para que se desvele assim cada hipótese de sanção ao tipo infringido correto, já que são inúmeras as possibilidades de não cominação por parte do autor do delito. Tal situação é, corriqueiramente, vislumbrada por conta da robusta carga comprobatória necessária a realização do efeito. Quanto à metodologia, acerca da classificação da presente pesquisa, quanto a sua natureza constitui-se como pesquisa básica, como forma de gerar conhecimentos novos para o avanço científico. Quanto à forma abordada, buscou-se intentar uma pesquisa qualitativa, pois busca analisar seus dados indutivamente. Quanto ao ponto de vista dos objetivos, entende-se por pesquisa explicativa, por buscar os fatores que explicam e determinam as sanções da lei de improbidade administrativa; e, quanto aos procedimentos técnicos, vê-se por uma pesquisa bibliográfica-experimental, elaborada a partir de material já publicado e com aplicação de variáveis ao objeto do estudo. Os resultados e conclusões obtidas podem ser sintetizados pelo estudo elaborado com o presente trabalho.
Descrição: CARVALHO FILHO, G. C. de. Improbidade administrativa: um estudo sobre as sanções previstas na lei nº 8.429/92. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14000
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giomar Cirilo de Carvalho Filho.pdfGiomar Cirilo de Carvalho Filho546.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.