Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14005
Título: O estatuto da pessoa com deficiência e seus reflexos no instituto da curatela
Autor(es): Rezende, Laís Gomes
Palavras-chave: Curatela
Portador de Deficiência
Legislação
Liberdade-igualdade
Data do documento: 2017
Resumo: O Estatuto da pessoa com deficiência promoveu alterações estruturais em dispositivos do código civil, produzindo reflexos, por conseguinte no instituto da curatela. Este trabalho trata- se de uma pesquisa bibliográfica, a qual teve como base os estudos de artigos científicos, pois o tema é atual, tendo como objetivo demonstrar as alterações no instituto da curatela em virtude da publicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, levando em consideração a ressignificação no tocante a capacidade, o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Rompe-se com o paradigma da incapacidade ao atribuir caráter extraordinário a curatela, alastra-se direitos e liberdades fundamentais, possibilitando condições de igualdade inserindo a pessoa deficiente no lugar que lhe é devido, o seio da comunidade. Conclui-se que a lei 13.146/15 preocupada em assegurar um maior respeito as pessoas enquadradas como portadoras de deficiência, reconstitui valores tradicionais do sistema jurídico brasileiro quando flexibiliza a curatela, dando um passo a mais na caminhada para o fortalecimento da igualdade e democracia.
Descrição: REZENDE, L. G. O estatuto da pessoa com deficiência e seus reflexos no instituto da curatela. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14005
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Gomes Rezende.pdfLaís Gomes Rezende1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.