Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14006
Título: A ineficácia da proibição das drogas e as consequências de sua criminalização na sociedade brasileira: a descriminalização baseada na liberdade individual como solução
Autor(es): Freitas, Rodolfo Mota de
Palavras-chave: Proibição das Drogas
Descriminalização
Políticas Públicas
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho analisa a proibição das drogas no território nacional, além de observar as consequências das medidas adotadas pelo Estado brasileiro e o prejuízo decorrido da criminalização de determinadas substâncias. Dessa forma, com base na Constituição, questiona-se neste artigo o combate às drogas nos dias atuais, especificamente no Brasil, através de pesquisa bibliográfica e o método dedutivo para manifestar as convicções abordadas sobre o tema. Sobretudo, as ideias têm alicerce nos princípios constitucionais, bem como nos direitos e garantias fundamentais, principalmente com fundamento na liberdade individual. Os efeitos da inviabilidade do proibicionismo e da ineficaz política de guerra às drogas não demonstram soluções oportunas, tampouco justificáveis, para a eliminação deste problema social que se faz presente atualmente em todas as classes civis. Por causa das ações de enfrentamento tomadas pelo governo até então, o corolário disto é drástico e nos assusta por ainda viger. É inadmissível defender uma política que alavanca o tráfico e o mercado ilegal, agrava ainda mais a superlotação em presídios, gera custos financeiros elevados à administração pública, fragiliza a sociedade e mata uma parcela expressiva da população marginalizada. A elaboração deste artigo foi construída na natureza exploratória e descritiva na área de direito constitucional e penal, buscando suporte em vasta bibliografia, refutando a doutrina, livros de estudiosos renomados, artigos, jurisprudência e lei. Por fim, defende-se o debate destes problemas para informar sobre as consequências do proibicionismo, na esperança de alcançar soluções adequadas para o conflito estudado aqui.
Descrição: FREITAS, R. M. de. A ineficácia da proibição das drogas e as consequências de sua criminalização na sociedade brasileira: a descriminalização baseada na liberdade individual como solução. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14006
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodolfo Mota Freitas.pdfRodolfo Mota Freitas848.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.