Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1401
Título: | A utilização da geometria fractal como ferramenta auxiliar na contextualização do ensino de matemática |
Autor(es): | Dantas, Joel Oliveira |
Palavras-chave: | Matemática Geometria Fractal Contextualização do ensino |
Data do documento: | 1-Ago-2013 |
Resumo: | Foi desenvolvida uma pesquisa de campo de natureza aplicada com uma abordagem quantitativa e qualitativa, onde os instrumentos utilizados foram dois questionários, um para os professores e outro para os alunos, a fim de fazer o uso dessa nova geometria em sala de aula, bem como a utilização da mesma na contextualização no ensino dessa disciplina. A partir dos dados coletados neste trabalho, foi possível abrir espaço para que tanto os alunos como os profissionais da educação matemática, debatam e questionem sobre estes novos métodos de ensino. Assim, será abordado, em destaque o estudo sobre a Geometria Fractal, um novo ramo da Matemática que estuda as propriedades dos fractais, além da contextualização do ensino dessa disciplina. A pesquisa foi desenvolvida de modo satisfatório de acordo com a realidade, o tema foi abordado em tabelas, gráficos e figuras para que houvesse um melhor entendimento dos resultados, onde observamos que a inserção da Geometria Fractal no ensino de Matemática é bem aceito tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. |
Descrição: | DANTAS, J. O. A utilização da geometria fractal como ferramenta auxiliar na contextualização do ensino de matemática. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1401 |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joel Oliveira Dantas.pdf | 13.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.