Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14030
Título: Categorias de uso para Cnidoscolus quercifolius Pohl, (Euphorbiaceae), no Semiárido Paraibano
Autor(es): Albuquerque, Camila Santos
Palavras-chave: Faveleira
Etnobotânica
Raizeiros
Cnidoscolus quercifolius
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: A pesquisa foi realizada no semiárido paraibano, nos municípios de Serra Branca-PB, Campina Grande-PB e Santa Luzia-PB, com o objetivo de categorizar os usos de Cnidoscolus quercifolius Pohl, por especialistas locais de feiras livres, os raizeiros, que apreenderam conhecimento profundo sobre usos de recursos naturais. C. quercifolius conhecida popularmente como faveleira, é uma planta de porte arbóreo, que tem como principal característica a presença de tricomas urticantes, e uma espécie com importância ecológica por ser endêmica do nordeste Brasileiro. Para o levantamento dos dados etnobotânicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos raizeiros que se encontravam em feiras livres. A técnica de Snow ball foi empregada como método para seleção dos entrevistados, totalizando 7 raizeiros, sendo destes 2 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. Foram identificadas três categorias de uso, medicinal, forrageiro e alimentar, houve maior consenso do informe (FL) para o uso medicinal, atribuído á faveleira destaque para o uso na medicina popular. O uso atribuído a faveleira tem importância na vida dos atores sociais nas feiras livres, tanto para aqueles que as comercializam, quanto para a comunidade que a utiliza para diversos fins.
Descrição: ALBUQUERQUE, C. S. Categorias de uso para Cnidoscolus quercifolius Pohl, (Euphorbiaceae), no Semiárido Paraibano. 2016. 17f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14030
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Santos Albuquerque.pdfPDF - Camila Santos Albuquerque4.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.