Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14054
Título: Controle de poder no discurso jornalístico: movimento grevista dos professores
Autor(es): Ferreira, Jéssica Roberta Araújo
Palavras-chave: Controle de poder
(Des) legitimação
Movimento grevista de professores
Data do documento: 20-Jul-2017
Resumo: Esta monografia focaliza o discurso jornalístico e sua propagação como forma de legitimar ou deslegitimar um grupo social, em específico, a classe dos docentes no estado do Paraná, em 2015. O problema de pesquisa se desenvolve no processo de reconstrução e reestruturação de atividades no campo mercadológico desse discurso. Tem-se por objetivo analisar as ações discursivas do domínio jornalístico brasileiro na construção da (des)legitimação do sujeito professor. Para o seu cumprimento, descreve-se o controle de poder através dos artigos da Revista Veja, Chega ao fim a absurda e violenta greve de professores no Paraná. Quem saiu perdendo? Os paranaenses! e Professores, acordem!. A análise é desenvolvida através de categorias que despertem o cognitivo discursivo do sujeito na sociedade contemporânea, quais sejam: Controle de poder e Processo de (des)legitimação, na medida em que se preocupa em observar os tipos de controles exercidos de um grupo manipulador sob outro em processo de deslegitimação. Nesta pesquisa qualitativa, de caráter documental e natureza heurística, segue-se percurso teórico-metodológico baseado em van Dijk (2012; 2015) e Falcone (2008), porque ambos defendem o processo de legitimação, a partir dos Estudos Críticos do Discurso, nos movimentos sociais de grupos estereotipados pelos membros dominantes da sociedade. O presente trabalho se justifica por ampliar os debates em Análise Crítica do Discurso e por compartilhar como é imposto o modelo hegemônico pelos meios jornalísticos sob a classe docente. A natureza heurística adotada de investigação desvela a constituição do poder midiático frente aos movimentos grevistas dos professores. Os resultados de análise apontam para a reestruturação do discurso na elaboração estratégica de léxicos propagados em forma de discursos neutralizados com valores distintos.
Descrição: FERREIRA, J. R. A. Controle de poder no discurso jornalístico: movimento grevista dos professores. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14054
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Roberta Araújo Ferreira.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.