Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14060
Título: Levantamento da situação hídrica do município de Olivedos - PB e as possibilidades de abastecimento
Autor(es): Fernandes, Genilson Galdino
Palavras-chave: Tecnológias hidricas
Secas
Infra-estrutura hídrica
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: As condições hídricas de um município, constituem fator significante para a sobrevivência humana, biológica e no desenvolvimento sócio-econômico do mesmo. Entretanto, aqueles que apresentam irregularidades nas precipitações pluviais e, portanto, pequena disponibilidade hídrica, necessitam desenvolver mecanismos e políticas públicas, para que sejam disponibilizadas infraestrutura e tecnologias hídricas. Nesse contexto, a pesquisa tem por objetivo, analisar a situação hídrica do município de Olivedos-PB, que encontra-se incluso, dentro do espaço físico-climático caracterizado como Semiárido. E, tendo a açudagem, perfuração de poços e a construção de cisternas, como alternativas e técnicas de retenção e abastecimento d'água, para suplantar a questão da seca, já que, esta não impede e não se configura como uma barreira intranspassável à convivência do ser humano sobre o Semiárido brasileiro, desde que ocorra uma efetiva participação do poder público, com adequada gestão, na ampliação e no fortalecimento da infra-estrutura hídrica. Para verificar se isto ocorre, além do que já foi exposto anteriormente, de buscar-se ter uma ideia da situação hídrica do mesmo, foram feitas aplicações de questionários sobre algumas residências urbana e alguns estabelecimentos comerciais, totalizando 90 ao todo e também, foram realizadas uma entrevista ao secretário municipal de recursos hídricos e a um representante local da CAGEPA. Posteriormente, foram feitas análises dos dados decorrentes de tais questionários e entrevistas, onde verificou-se que, devido à seca dos últimos cinco anos, esta vem afetando e impactando na vida financeira e na rotina doméstica das famílias, que estão tendo a necessidade de comprarem água e buscarem economizar, onde o poder público local, deveria ter uma postura mais incisiva e participativa na disponibilidade e distribuição de água.
Descrição: FERNANDES, G. G. Levantamento da situação hídrica do município de Olivedos - PB e as possibilidades de abastecimento. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14060
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilson Galdino Fernandes.pdf3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.