Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14068
Título: Análise da melancolia no conto El Pájaro Azul de Rubén Darío
Autor(es): Santos, Ana Cláudia dos
Palavras-chave: Melancolia na literatura
Suicídio
Modernismo
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: A melancolia atinge pessoas provenientes de todas as classes sociais, etnias e religiões, e é um dos principais causadores de incapacidade e suicídio em indivíduos de diferente faixa etária. Apesar de ocorrer tão comumente em diversas culturas, ainda é dificilmente abordado e identificado por apresentar por parte do melancólico um determinado receio diante de seu quadro, e na maioria dos casos, devido ao desconhecimento de diversas pessoas da sociedade, que mesmo estando em contato constante com crianças, adolescentes, adultos e idosos que se encontram acometidos por esse transtorno, desconhecem as características comportamentais das vítimas. O objetivo principal do nosso trabalho é analisar a melancolia no conto El pájaro azul de Rubén Darío, conto este que está inserido na obra Azul, publicada em 1888 e nossos objetivos específicos são (I) adentrar o contexto histórico do movimento modernista, (II) discorrer sobre a biografia do autor, (III) abordar o contexto histórico da melancolia e (IV) analisar a temática da melancolia presente no conto. Realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreendermos de melhor maneira o contexto histórico do Modernismo e da melancolia, bem como a obra e o autor, descobrindo a devida maneira de expor o conteúdo para os leitores. O recorte teórico deste estudo embasou-se nos seguintes livros: La vida de Rubén Darío escrita por él mismo (2003), A melancolia na literatura (2009) de Moacyr Scliar, em Sigmund Freud (1917), Wagner Luiz Garcia Teodoro (2010) e O demônio do meio dia- uma anatomia da depressão de Andrew Solomon que falam sobre luto e melancolia e depressão, corpo, mente e alma. Utilizamos também os artigos Modernidade e modernismo em Rubén Darío (2013) de Isabella Lígia Moraes, O Modernismo nas letras hispánicas: Interfaces. Rubén Darío, Manuel Machado, Antonio Machado (2013) de José Alberto Miranda Poza e no livro Historia de la literatura hispanoamericana: Del Neoclasicismo al Modernismo (2015) de Luis Iñigo Madrigal. Como resultado da nossa análise pudemos compreender que a literatura possibilita uma visão reflexiva sobre a melancolia, tendo o poder de expor fatos de grande complexidade para inúmeros leitores de variados países, visto que Darío em suas obras atrai o leitor por evidenciar a realidade da sociedade em si, a qual enfrenta alegrias e tristezas. Concluímos então, que este artigo é destinado aos professores de literatura e aos amantes também da literatura, por expor assuntos históricos e sociais, bem como a magnitude da mente humana.
Descrição: SANTOS, A. C. dos. Análise da melancolia no conto El Pájaro Azul de Rubén Darío. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14068
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia dos Santos.pdf872.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.