Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14073
Título: "Alô, Alô, graças a Deus!", uma análise midiática de Inês Brasil sob a ótica da análise do discurso: o sagrado X o profano
Autor(es): Sousa, Leonardo Pinheiro de
Palavras-chave: Discurso religioso
Discurso profano
Ideologia
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O presente artigo visa analisar a relação entre o Discurso Religioso e o Discurso Profano nos atos enunciativos da cantora, compositora, dançarina e ex-prostituta Inês Brasil, considerada um ícone de humor e irreverência na internet, reconhecida pelo país pela sua espontaneidade ao apresentar “falas” de cunho sexual e menções bíblicas presentes em vídeos ao tentar se inscrever em um reality show. Sob os fundamentos da Análise do Discurso de linha Francesa, tomaremos conceitos como Discurso, Ideologia, Heterogeneidade, Interdiscurso, Sujeito e Formação Discursiva, será traçado um percurso teórico e analítico, mostrando tais noções construídas na formação do corpus que, neste caso, serão vídeos extraídos do Youtube. Este estudo objetiva retomar conceitos elementares referentes ao campo de estudo apresentado, assim como mostrar que o indivíduo é marcado por entrecruzamentos de discursos através das análises feitas dos vídeos. Para alcançar tais objetivos, partimos de uma revisão bibliográfica de vários teóricos do campo de estudo como Fernandes (2007), Orlandi (2005; 2006), assim como também utilizamos trechos da Bíblia Sagrada para atestar a presença do Discurso Religioso nas “falas” (atos enunciativos) de Inês Brasil. Desta forma, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo.
Descrição: SOUSA, L. P. de. "Alô, Alô, graças a Deus!", uma análise midiática de Inês Brasil sob a ótica da análise do discurso: o sagrado X o profano. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14073
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Pinheiro de Sousa.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.