Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14081
Título: O uso da literatura infantil como uma prática cultural de leitura
Autor(es): Nunes, Lucia Helena Lopes
Palavras-chave: Literatura infantil
Ensino fundamental
Formação do Leitor
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: O presente artigo trata-se de um estudo sobre “O uso da literatura infantil como uma prática cultural de leitura”. A pesquisa foi aplicada a uma professora do 1º ano do ensino fundamental I que é onde se dá a alfabetização do aluno. Essa pesquisa tem como objetivo geral refletir como a literatura infantil pode contribuir para a formação do leitor no espaço escolar e como objetivos específicos: a) analisar como o professor utiliza a leitura/literatura infantil para a formação do leitor, a partir da educação infantil; b) analisar como os alunos respondem ao incentivo da professora com a prática das leituras ou contação de historias; c) identificar a importância da contação de histórias para as crianças e para a professora. De acordo com o estudo Bibliográfico desenvolvido é possível mostrar que com a Leitura, e no ato de escutar histórias da literatura infantil utilizado como um objeto de cultura, propicia ao aluno adquirir conhecimentos, apropriar-se de uma linguagem mais elaborada, informar-se e participa das interações, desperta sonhos e fantasias, torna-se criadoras e questionadoras de opinião. Os métodos utilizados na pesquisa teve a combinação de serem exploratório, explicativo e descritivo e qualitativo. A pesquisa constatou que o aluno nos primeiros anos escolares, sendo orientados e mediados adequadamente, levando-os ter contatos com livros e historias infantil podemos torna-los leitores, e auxilia-los no seu desenvolvimento, intelectual, ajudando assim até se tornarem adultos cultos e letrados.
Descrição: NUNES, L. H. L. O uso da literatura infantil como uma prática cultural de leitura. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14081
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucia Helena Lopes Nunes.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.