Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14089
Título: Trabalho produtivo e trabalho improdutivo: por que o professor não trabalha?
Autor(es): Nunes, Renata Leite
Palavras-chave: Trabalho
Trabalho abstrato
Sistema capitalista
Ontologia do ser social
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender a origem do trabalho e apresentar uma análise comparativa entre trabalho e trabalho abstrato, enfatizando a profissão do professor, analisando sua atividade sob a perspectiva de trabalho produtivo e improdutivo. O sistema capitalista tem como atividade central produzir uma mercadoria, dotada de um valor para reprodução do capital. É nesse preciso sentido que evidenciaremos o que caracteriza essa produção de mercadorias, do ponto de vista do capital. Partindo do pressuposto de que há uma ligação intrínseca da profissão do professor com as expectativas do sistema capitalista, sua atividade exercida como mestre é considerada improdutiva, pois não há mercadoria resultante de suas atividades profissionais. Tanto o trabalho, em seus aspectos gerais da produção, quanto o trabalho abstrato do professor, serão abordados na perspectiva da ontologia do Ser Social. Essa análise permite, a partir dos elementos teóricos dessa concepção, diagnosticar a problemática que cerca o elemento trabalho perante o capitalismo.
Descrição: NUNES, R. L. Trabalho produtivo e trabalho improdutivo: por que o professor não trabalha?. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14089
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Leite Nunes.pdf580.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.