Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14095
Título: Significações e práticas de currículo na educação infantil
Autor(es): Sampaio, Renata Taís de Oliveira
Palavras-chave: Educação infantil
Criança
Currículo
Cultura infantil
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: Esta monografia é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada em instituições de Educação Infantil (creches e pré-escolas) do município de Boa Vista- PB. Destacamos os seguintes objetivos da pesquisa: identificar as práticas pedagógicas presentes nos discursos das professoras das instituições de Educação Infantil; investigar as concepções de currículo que as professoras possuem e se o mesmo respeita as especificidades/singularidades das crianças. Brasil (2010), Oliveira (2010), Amorim (2011). Utilizamos como técnicas de pesquisa questionários e entrevistas semiestruturadas. Colaboraram com a pesquisa 20 professoras que atuam em creches e pré-escolas do município, situadas no campo e na cidade. Os dados foram analisados por meio de estatística simples. Os resultados dos questionários apontam que a maior parte das professoras possui formação superior e pós-graduação, no entanto, a maioria não participou da elaboração da Proposta Pedagógica da instituição na qual atuam, e não consultam esta proposta para a elaboração do planejamento das práticas. Em face do exposto, concluímos que o discurso das professoras ainda é superficial no que tange ao currículo para a educação infantil. Na verdade, a concepção de Currículo apresentada em seus discursos é de natureza tradicional/técnica. Apesar de o apontarem como norteador das práticas não conhecem, efetivamente, o documento base para elaborar as propostas curriculares. Ademais, constatamos que as crianças e suas culturas não estão sendo ouvidas/ reconhecidas no planejamento curricular. Por fim, notamos a ausência de políticas de formação continuada no município, fato que contribui para que não haja condições objetivas para as professoras refletirem sobre a prática, estudarem a literatura e documentos oficiais da área, não para segui-los como manuais de instrução, mas para refletirem coletivamente e exercerem autonomia pedagógica, atitude fundamental para a profissionalização das mesmas.
Descrição: SAMPAIO, R. T de O. Significações e práticas de currículo na educação infantil. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14095
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-TCC - RENATA TAÍS DE OLIVEIRA SAMPAIO.pdf27.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.