Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14100
Título: O artigo de opinião no livro didático: um estudo das propostas do ensino do gênero a partir dos PCN de língua portuguesa
Autor(es): Guedes, Aluska Santos Araujo
Palavras-chave: Artigo de opinião
Gênero textual
Parâmetros Curriculares Nacionais
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Nesta pesquisa abordamos o ensino de língua Portuguesa ancorado pelos gêneros textuais conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomamos assim como foco o ensino do gênero artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental, por este ser o último ano antes do ensino médio, o qual deve preparar o aluno para novos desafios propostos nas séries posteriores. Na presente pesquisa, tivemos o objetivo de contribuir para os estudos sobre ensino-aprendizagem do gênero artigo de opinião, tendo o livro didático com plano de fundo, relacionando as propostas nos livros didáticos às orientações dos PCN de Língua Portuguesa. Analisamos assim, através de uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico e documental, o processo de escrita proposto pelos PCN de língua Portuguesa, que envolve etapas, as quais são: planejamento, escrita e reescrita, como é apresentado o processo no livro didático e se encaminha o aluno a uma produção proficiente. Para tanto utilizamos o referencial teórico; (2003); Coracini, (1999); Antunes, (2003); Marcusch (2010). Souza (1999); e por fim os documentos do Ministério da Educação e Cultura MEC- PCN de Língua Portuguesa (1998) e PNLD (2016). A partir deste referencial observamos a necessidade de direcionamento mais específico aos autores dos livros didáticos, pois apesar de haver as etapas de produção textual sugeridas, as propostas são dispares entre si, culminando assim num ensino diferenciado e em alguns casos, não suficiente para o desenvolvimento das habilidades produtivas do aluno.
Descrição: GUEDES, A. S. A. O artigo de opinião no livro didático: um estudo das propostas do ensino do gênero a partir dos PCN de língua portuguesa. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14100
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALUSKA SANTOS ARAUJO GUEDES.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.