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dc.contributor.authorMarquardt, Thaffinis Ruama Bezerra-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:15:21Z-
dc.date.available2017-08-25T14:15:21Z-
dc.date.issued2015-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14108-
dc.descriptionMARQUARDT, T. R. B. Representação cultural e identidade negra em livros didáticos de língua portuguesa. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa faz um estudo discursivo e cultural a respeito de como a negritude está representada nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental. A temática escolhida destaca a contribuição do negro para a cultura brasileira, tendo em vista a constituição da sociedade local e o estabelecimento de relações salutares nas salas de aula da Educação Básica. Enfatiza ainda a construção do pensamento crítico do alunado frente à inserção do negro, sua cultura e identidade no Brasil. Investe na (res)significação da figura discursiva do negro em nossa sociedade e cultura, almejando a escritura de uma nova história do negro em terras brasileiras, superando o estigma de uma memória com raízes fincadas na herança de um país que viveu a escravidão. Buscando alcançar tais metas, fundamenta-se nas bases teóricas da Análise do Discurso de linha francesa, nos estudos culturais, de identidade e representação, bem como nos estudos socio-históricos e no exame de documentos oficiais que orientam o fazer docente no âmbito da educação nacional. Diante disso, destaca-se Orlandi (2009), Fernandes (2005), Stuart Hall (2005), Silva (2000), Baumam (2005), Geertz (2008), Cuche (1999), a LDB, os PCN com destaque para língua portuguesa e Temas Transversais e a Lei 10.639/2003. Nesse sentido, o texto monográfico aponta para a materialização de uma análise bibliográfica e documental, com fim qualitativo. E verificar possíveis avanços nos livros didáticos de língua portuguesa que destacam a figura discursiva representada pelo negro, materiais didáticos que buscam atender as designações expressas na lei 10.639/2003 que torna obrigatória às escolas a responsabilidade de incluir nos currículos escolares a história e a cultura afrodescendente e africana. Conclui que os livros didáticos selecionados e analisados, datados entre os anos de 2006 e 2012, não avançam, de forma significativa, para a resolução de questões étnicas que rondam os espaços escolares, e a sociedade de modo geral, o que foi identificado mediante o exame dos discursos que desenham a figura do negro em cena cultural brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Linduarte Pereira Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didático - representaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectNegro - cultura brasileirapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleRepresentação cultural e identidade negra em livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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