Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14111
Título: O Programa Mais Educação na voz dos oficineiros de uma escola pública do município de Queimadas
Autor(es): Miranda, Waléria Cardoso
Palavras-chave: Educação
Programa Mais Educação
Trabalho voluntário
Educação
Data do documento: 14-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o PME na visão de oficineiros, bem como apontar seus limites e possiblidades de êxito, considerando o formato no qual o mesmo acontece, a partir de autores como Rios (2006; 2013), Young (2007); Libâneo (2008), Salvino e Rocha (2014), dentre outros. O Programa traz diretrizes para a escola visando à ressignificação da educação pública e politica de ação contra a pobreza, a exclusão, a marginalização cultural e o trabalho educativo. O PME pretende possibilitar a expansão do processo de aprendizagem nas demais áreas de conhecimento, oportunizando o acesso a atividades educativas e socioculturais, aprimorando os elementos de aprendizagem que “antes separados”, deixariam lacunas no desenvolvimento dos alunos; permitir uma melhor qualidade nas ações e relações da escola, e alcançar melhorias na qualidade da educação nas instituições usuárias dessa jornada ampliada. Considerando as condições de implementação do PME, inclusive do uso de mão de obra voluntária, inquietamo-nos quanto a seus limites e possibilidades de êxito. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com cinco oficineiros do programa acerca da visão destes sobre educação integral, os limites e possibilidades percebidas para melhoria do aprendizado dos educandos. Com base nos dados obtidos, é possível dizer que o Programa foi implementado de forma bastante frágil, pois as escolas “parceiras” não dispõem de estrutura física compatível com o requerido para educação integral, além de contribuir para a precarização do trabalho docente, porque possibilita a leigos o desenvolvimento do trabalho escolar.
Descrição: MIRANDA, W. C. O Programa Mais Educação na voz dos oficineiros de uma escola pública do município de Queimadas. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14111
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waléria Cardoso Miranda.pdf5.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.