Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14114
Título: A evasão escolar em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de Campina Grande/PB
Autor(es): Sousa, Renata Rocha de
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Escola pública
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral analisar as principais causas de evasão nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de Campina Grande/PB. Abordaremos, neste respectivo trabalho, o contexto da EJA, a evasão escolar e suas problematizações. Como metodologia, utilizou-se um estudo de caráter exploratório de caso para investigação dos resultados e foi aplicado um questionário a um professor de cada turma da escola situada em Campina Grande/PB, com o objetivo de levantar dados através das respostas dada por eles e ter uma avaliação precisa quanto ao tema proposto, evasão na EJA, para tentar ter uma melhor compreensão deste problema que afeta a maioria das escolas públicas do Brasil. Bem como buscou-se informações importantes que ajudaramna compreensão da problemática da pesquisa e aprofundamento dasquestões apresentadas na temática. Com rodas de conversas com professores que atuam na área e troca de experiências vividas em sala de aula. Os resultados obtidos através da realização do questionário e de toda pesquisa demonstraram que os fatores extraescolares são de grande relevância na determinação da evasão nestas escolas, como: a falta de incentivo das famílias, as drogas, a falta de estrutura financeira, dentre outros. Pode-se observar também que fatores intra-escolares, como a estrutura física das escolas e os métodos de ensino utilizados pelos professores também estão contribuindo para a evasão. Diante disto, percebe-se claramente a responsabilidade da escola e de todos que estão ligados a esta modalidade como, professores e alunos bem como a sociedade em geral, para que juntos possamos desenvolver estratégias eficazes para garantir a permanência desses alunos na escola e diminuir, assim, os altos índices de evasão escolar.
Descrição: SOUSA, R. R. de. A evasão escolar em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de Campina Grande/PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14114
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Rocha de Sousa.pdf5.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.