Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14115
Título: A prática de leitura com crianças surdas: da reflexão teórica ao discurso docente
Autor(es): Reis, Irenita Ferreira dos
Palavras-chave: Educação especial
Surdos
Prática de leitura
Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivos refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura em língua portuguesa para crianças surdas, traçar um percurso histórico e filosófico sobre a educação dos surdos, pensando o lugar da leitura em língua portuguesa para esse público e, por fim, descrever e examinar o posicionamento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental frente ao trabalho com a leitura em língua portuguesa para crianças surdas. A pesquisa foi dividida em dois momentos: documental e estudo de caso. No primeiro momento, viu-se que conhecer a história da educação do surdo é importante, pois permite ao professor adequar sua prática e desenvolver metodologias que possam atender às necessidades dos surdos. No segundo momento, teve-se como informantes sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima. Utilizou-se um questionário com seis questões abertas e, após o exame das respostas das professoras, viu-se que o ensino de leitura para pessoas surdas passa pelas mesmas etapas que para pessoas ouvintes, mas o surdo só consegue evoluir nessa aprendizagem quando já está alfabetizado na língua de sinais. A dificuldade maior enfrentada pelas professoras é a falta de materiais visuais. Por fim, chegou-se à conclusão de que os professores que trabalham com alunos surdos precisam, além de dominar a língua de sinais e fazer uso dela em sala de aula, conhecer as especificidades dos surdos e desenvolver metodologias de trabalho com leitura em língua portuguesa na perspectiva de ensino de segunda língua.
Descrição: REIS, I. F. dos. A prática de leitura com crianças surdas: da reflexão teórica ao discurso docente. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14115
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irenita Ferreira dos Reis.pdf11.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.