Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14116
Título: Atendimento pedagógico a aluno com síndrome de Down: estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE em Campina Grande - PB
Autor(es): Albuquerque, Luciana Lima de
Palavras-chave: Educação especial
Aprendizagem
Síndrome de Down
Práticas pedagógicas
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar as dificuldades de aprendizagem apresentadas por um jovem com Síndrome de Down, matriculado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da pessoa com Deficiência, dentre eles podemos elencar a família, a escola e a sociedade. O aluno com Síndrome de Down apresenta um déficit intelectual, necessitando assim de um Atendimento Educacional Especializado. Dessa forma, os educadores devem desenvolver procedimentos pedagógicos que possam responder satisfatoriamente às necessidades educacionais especiais desses alunos. Na nossa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos como instrumento metodológico a observação participante. As observações foram realizadas de março a junho de 2015, totalizando doze atendimentos pedagógicos. Utilizamos no atendimento o Alfabeto Móvel e trabalhamos a música intitulada Peixe Vivo, cujo autor é Milton Nascimento. Durante a intervenção, percebemos que o aluno demonstrou progresso na aprendizagem do alfabeto, conseguindo diante de suas limitações ler e identificar as vogais e as consoantes. Concluímos, portanto, que procedimentos pedagógicos como os que realizamos contribuem para o desenvolvimento cognitivo do aluno com Síndrome de Down. Constatamos também que é imprescindível que o professor esteja preparado para realizar ações pedagógicas desse tipo.
Descrição: ALBUQUERQUE, L. L. de. Atendimento pedagógico a aluno com síndrome de Down: estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE em Campina Grande - PB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14116
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Lima de Albuquerque.pdf9.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.