Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14123
Título: Gênero, sexualidade e educação: uma tessitura possível
Autor(es): Gomes, Emanuelle de Sousa
Palavras-chave: Educação Infantil
Gênero
Sexualidade
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir e compreender a necessidade da prática do professor acerca da sexualidade na educação infantil e fundamental, sua evolução, e a relevância do desenvolvimento do gênero na prática pedagógica. Desta maneira, os educadores devem entender que gênero e sexualidade são temáticas de grande importância, embora conceitualmente distintas, haja vista serem categorias articuladas e inter-relacionadas. Entretanto, existem determinados fatores que podem contribuir para a quebra de tabus que ainda perduram a respeito destas temáticas, dentre eles os aspectos legais da educação sexual e as relações de gênero e sexualidade na educação. No alcance desse objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, numa abordagem bibliográfica, tendo como referenciais os autores Louro (2007), Bicklen (1994) e Silva (2002), dentre outros. Por fim, consideramos as práticas pedagógicas fundamentais no sentido de contribuir no processo de formação, enquanto sujeitos críticos, justos e solidários, capazes de construir com as crianças e adolescentes, e em parceria com a comunidade escolar, caminhos, indubitavelmente, possíveis para ajudar na luta contra o preconceito de gênero bem como, da sexualidade no âmbito escolar.
Descrição: GOMES, E. de S. Gênero, sexualidade e educação: uma tessitura possível. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14123
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelle de Sousa Gomes.pdf13.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.