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dc.contributor.authorGois, Allana Mirtes Pereira-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:38:55Z-
dc.date.available2017-08-25T14:38:55Z-
dc.date.issued2016-10-27-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14141-
dc.descriptionGOIS, A. M. P. A escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicas. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho abordamos uma importante temática dentro do contexto escolar: a escrita na Educação Infantil. Como sabemos, uma das principais tarefas da escola é ensinar a ler e também escrever, não esquecendo os demais eixos temáticos a serem trabalhados, associado ao cuidar essas crianças do mundo que as cerca, ao menos por algumas horas. Percebendo as dificuldades com as quais as crianças se deparavam ao serem inseridas em práticas pedagógicas desvinculadas de suas vivências, repletas de atividades mecânicas com vistas a uma alfabetização (precoce), buscamos, então, observar turmas de Educação Infantil em unidades de ensino da rede pública e da privada a fim de verificar como é desenvolvido o trabalho com a linguagem escrita nestes espaços. Para tanto, escolhemos uma instituição da rede pública e uma da rede privada de ensino, sendo observada uma turma de Pré II em cada uma destas unidades. Constatamos que as crianças das duas escolas vivenciaram práticas distintas de ensino da língua escrita, no entanto, em ambas, prevalece um ensino mecânico, baseado na repetição, memorização, reforço, tendo como meta, preparar essas crianças para a alfabetização, que não é o foco e finalidade das turmas de Educação Infantil. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho e análise de dados em autores como Ariés (1981), Froebel citado por Arce (2002), Ana Teberosky e Emília Ferreiro (1985), Vygotsky (1998), Luria (2002), Kato (2010), Ferreiro (1987) e Morais (2003), Brandão e Rosa et. al (2010), Melo (2004), Kleiman (2009), Kato (2010), Smolka (1996), e as diretrizes de como efetuar esse trabalho segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vol.3 (BRASIL, 1998), dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristina Sales Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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