Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14141
Título: A escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicas
Autor(es): Gois, Allana Mirtes Pereira
Palavras-chave: Educação infantil
Escrita
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Neste trabalho abordamos uma importante temática dentro do contexto escolar: a escrita na Educação Infantil. Como sabemos, uma das principais tarefas da escola é ensinar a ler e também escrever, não esquecendo os demais eixos temáticos a serem trabalhados, associado ao cuidar essas crianças do mundo que as cerca, ao menos por algumas horas. Percebendo as dificuldades com as quais as crianças se deparavam ao serem inseridas em práticas pedagógicas desvinculadas de suas vivências, repletas de atividades mecânicas com vistas a uma alfabetização (precoce), buscamos, então, observar turmas de Educação Infantil em unidades de ensino da rede pública e da privada a fim de verificar como é desenvolvido o trabalho com a linguagem escrita nestes espaços. Para tanto, escolhemos uma instituição da rede pública e uma da rede privada de ensino, sendo observada uma turma de Pré II em cada uma destas unidades. Constatamos que as crianças das duas escolas vivenciaram práticas distintas de ensino da língua escrita, no entanto, em ambas, prevalece um ensino mecânico, baseado na repetição, memorização, reforço, tendo como meta, preparar essas crianças para a alfabetização, que não é o foco e finalidade das turmas de Educação Infantil. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho e análise de dados em autores como Ariés (1981), Froebel citado por Arce (2002), Ana Teberosky e Emília Ferreiro (1985), Vygotsky (1998), Luria (2002), Kato (2010), Ferreiro (1987) e Morais (2003), Brandão e Rosa et. al (2010), Melo (2004), Kleiman (2009), Kato (2010), Smolka (1996), e as diretrizes de como efetuar esse trabalho segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vol.3 (BRASIL, 1998), dentre outros.
Descrição: GOIS, A. M. P. A escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicas. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14141
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allana Mirtes Pereira Gois.pdf31.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.