Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14152
Título: O ensino de geografia na E. E. E. F. M. Professor Raul Córdula em Campina Grande - PB: desafios e perspectivas para a formação cidadã na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Brito, Glauciara Dias de
Palavras-chave: Educação geográfica
EJA
Cidadania
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: O saber é de extrema relevância para a formação psíquica do ser Humano. Perante esta necessidade é que foi feito uma revisão bibliográfica atrelada a uma pesquisa de campo na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, que teve como proposta uma análise da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde foi descrito uma abordagem sobre o papel da educação, a estrutura política educacional, curricular, a participação do professor para o conhecimento e a contribuição que a ciência Geografia proporciona aos alunos para a formação cidadã. Para a execução da pesquisa foi elaborada revisão bibliográfica, pesquisa de campo como entrevista aos alunos e ao professor, assim também foi possível identificar que a escola em estudo tem uma interessante estrutura enquanto unidade de ensino, os professores são qualificados e a Geografia deveria ser trabalhada de forma mais precisa e dinâmica utilizando inclusive os aparelhos tecnológicos que a escola dispõe sendo então determinantes para a prática das aulas que contribui significativamente para o fomento a cidadania e ao mesmo tempo o ensino da escola em estudo apresenta carência pelo fato de não disponibilizar aos alunos a modalidade PROEJA, que tem como meta proporcionar um ensino médio com ensino profissionalizante através de cursos de capacitação. Esta pesquisa foi elaborada pela evidente necessidade de se compreender a importância e os problemas da educação, mais precisamente na cidade de Campina Grande, na citada escola que funciona há mais de quarenta anos e que comporta uma grande quantidade de educandos que são preparados inclusive pela Geografia para a vida.
Descrição: BRITO, G. D. de. O ensino de geografia na E. E. E. F. M. Professor Raul Córdula em Campina Grande - PB: desafios e perspectivas para a formação cidadã na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14152
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glauciara Dias de Brito.pdf19.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.