Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14163
Título: A noção de arte no Livro III da obra Schopenhaueriana O mundo como vontade e como representação
Autor(es): Pereira, Jozelma Oliveira
Palavras-chave: Filosofia
Filosofia alemã
Representação
Consolo existencial
Data do documento: 17-Fev-2016
Resumo: Publicada no ano de 1819 a obra filosófica O mundo como vontade e como representação de Arthur Schopenhauer (1788-1860) tem na sua terceira parte um registro da sua concepção estética. O filósofo alemão parte do pressuposto de que o mundo existe como representação para um sujeito. Por meio do princípio de razão, isto é, do tempo, do espaço e da causalidade (matéria), formas a priori de nossa representação, obtemos um juízo sobre o mundo e as coisas que nos rodeiam. Apropriando-se da Ideia platônica para demonstrar como o indivíduo se interioriza ou se perde na contemplação artística, Schopenhauer considera que esta é possível apenas a um tipo de homem – ao gênio. O gênio é o único ser humano capaz de abdicar de forma consciente aos interesses da Vontade, sendo esta responsável pela tragicidade do mundo real. Assim o sujeito encontra na arte um consolo existencial, cuja aquisição da contemplação é sentida através da Ideia. A arte, pois, adquirida como um refúgio consciente da Vontade, é capaz de tornar a vida de cada um mais suportável. Nesta perspectiva, podemos perceber como Schopenhauer nos apresenta a importância da arte na construção da identidade do indivíduo e de que forma tal contribuição pressupõe uma mudança prévia no sujeito. O indivíduo abarcado pelo sofrimento do mundo, encontrando na expressão artística um consolo existencial.
Descrição: PEREIRA, J. O. A noção de arte no Livro III da obra Schopenhaueriana O mundo como vontade e como representação. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14163
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jozelma Oliveira Pereira.pdf6.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.