Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14166
Título: Práticas geográficas vivenciadas no Colégio de ensino médio e fundamental Menino Jesus, Campina Grande - PB
Autor(es): Farias, Jéssica Araújo de
Palavras-chave: Práticas de ensino
Ensino fundamental
Geografia.
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: A importância do estudo da Geografia no Ensino Fundamental dá-se pela contribuição da mesma na construção de um indivíduo crítico e perspicaz, o qual se torna capaz de compreender as relações econômicas, sociais e ambientais, desvendado por atividades participativas e condizentes a realidade do aprendiz. Assim, buscou-se através deste relato de experiência, expor uma vivência educativa realizada no Colégio Menino Jesus, Campina Grande-PB, durante as aulas de Geografia. Sendo esta prática realizada a partir de um projeto bimestral da Escola, baseada no documentário “lixo extraordinário” do artista plástico Vik Muniz, numa experiência de sucesso de geografização da arte enfatizada no longa-metragem, através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória de campo, para que fosse despertado a criatividade e observação do aluno para com as categorias geográficas a partir de um contexto socioambiental. Logo, a Geografia pode ser vista como uma arte inacabada, que busca a dinamicidade e reflexão do discente, que a compreende a partir de um contexto interdisciplinar e voltado a realidade. Os resultados mostraram que a aprendizagem pode acontecer de forma diferenciada e dinâmica, fazendo com que as categorias geográficas possam ser firmadas por toda a vida do aluno.
Descrição: FARIAS, J. A. de. Práticas geográficas vivenciadas no Colégio de ensino médio e fundamental Menino Jesus, Campina Grande - PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14166
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Araújo de Farias.pdf4.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.