Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14181
Título: Memória discursiva e interdiscursividade: um diálogo entre gerações na (des)construção da Amélia
Autor(es): Bezerra, Carla Tamires Pereira
Palavras-chave: Análise do discurso
Memória discursiva
Interdiscurso
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar discursivamente estereótipos femininos que circulam na mídia. Para tanto, montamos um mini arquivo, do qual, trabalharemos como corpus a letra das canções "Ai que saudade da Amélia", de Mario Lago e Ataulpho Alves, produzida no ano de 1942. Em contraponto, destacamos a música "Desconstruindo Amélia", da cantora Pitty e Martin Mendonça, produzida no ano de 2009, a campanha da skol “saindo do passado” e a manchete da revista Veja “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” com ressalto ao processo de desconstrução do estereótipo “ameliano” e de que forma o mesmo se materializa em outros enunciados. Na análise do corpus nos deteremos aos Conceitos da Análise doDiscurso: memória discursiva e interdiscurso. Referente à teoria, nos reportamos aos teóricos Foucault (1995), Pêcheux (1999), Gregolin (2007), Orlandi (2003), como aporte teórico sobre os estudos feministas destacamos Beauvoir (1980), Scott (1992), Louro (2003), Dell Priore (2000). Na segunda canção, como o próprio título sugere, a ideia central consiste na desconstrução do paradigma da mulher designada "Amélia". A partir de uma análise interdiscursiva compreendemos as referências à música de Mario Lago, com o objetivo de ressignificar uma "outra Amélia" visto que, esse nome tem uma carga ideológica devido às atribuições valorativas e sociais presentes no sujeito (Amélia) representado na música. Portanto, a memória discursiva possibilita a retomada do discurso já-dito, de forma que o atualiza à historicidade do acontecimento discursivo. Desse modo, estabelecemos um diálogo entre gerações referente aos lugares construídos socialmente para as mulheres.
Descrição: BEZERRA, C. T. P. Memória discursiva e interdiscursividade: um diálogo entre gerações na (des)construção da Amélia. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14181
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Tamires Pereira Bezerra.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.