Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14183
Título: O gosto pela leitura de alunos do 5° ano do ensino fundamental
Autor(es): Bezerra, Jucélia Laurentino
Palavras-chave: Incentivo a leitura
Ensino fundamental
Família escola
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: A leitura é um bem cultural que integra o processo educativo dos sujeitos e possibilita a compreensão de conhecimentos essenciais para se viver numa sociedade letrada. Acreditamos que o gosto pela leitura pode levar a um maior empenho no desenvolvimento da habilidade de ler. Debruçar-se sobre o tema “O desenvolvimento do gosto pela leitura”, justifica-se pela vivência, durante o Curso de Pedagogia, com a inquietação de algumas colegas já professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a questão de que boa parte dos seus alunos não tem interesse pela leitura. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar se as crianças gostam ou não de ler. E como objetivos específicos analisar se as práticas de leitura de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I podem ter influência sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos; verificar a influência da família e da escola no desenvolvimento do gosto pela leitura das crianças; e identificar obstáculos que não favorecem a atividade leitora. Nossa hipótese é a de que há dois fatores que não favorece o gosto pela leitura: 1) o modo como à leitura é trabalhada na sala de aula; 2) o pouco contato com a leitura no âmbito familiar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo durante dois dias em duas escolas no município de Remígio/PB, uma da rede pública e outra da rede privada com o intuito de sabermos se há diferenças relevantes quanto ao gosto das crianças pela leitura; quanto à influência da família e da escola no desenvolvimento deste gosto. Utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário que aplicamos a uma professora do 5º ano, em cada uma das escolas escolhidas, e aos seus respectivos alunos. Nossas análises dos questionários se fundamentaram em estudos bibliográficos sobre a temática em questão, a exemplo de autores como, Zilberman (2007), Leffa (1996), Cagliari (1997), Solé (1998), Kleiman (2013), Koch e Elias (2014), entre outros. Os dados obtidos, por meio de questionários aplicados as professoras e alunos não confirmaram o problema de nossa pesquisa de que boa parte dos alunos não gosta de ler, mas confirmou a afirmativa das professoras investigadas de que seus alunos gostam de ler. Verificamos que à influência da família ainda é mínima no tocante ao incentivo à leitura e que fica relegada à responsabilidade de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. Admitimos que a escola além de ensinar os conteúdos escolares, deve desenvolver na criança o gosto pela leitura, pois é através dela que se reflete sobre mundo e se constroem cidadão críticos. Além disso, a leitura é uma fonte de prazer e descontração, por meio da qual e se desenvolve a imaginação e aperfeiçoa o vocabulário.
Descrição: BEZERRA, J. L. O gosto pela leitura de alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2017. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14183
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucélia Laurentino Bezerra.pdf18.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.