Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14184
Título: | As tecnologias como ferramenta didática nas aulas do projeto PIBID-Letras/Português |
Autor(es): | Chaves, Eloiza de Oliveira |
Palavras-chave: | Mídias digitais Ensino aprendizagem Literatura |
Data do documento: | 9-Ago-2017 |
Resumo: | O trabalho em sala de aula com os aparatos tecnológicos e as mídias digitais tem a cada dia ganhado mais espaço, pois usado de uma maneira construtiva, em prol de alicerçar a edificação da aprendizagem dos educandos, é de grande benefício. A pesquisa em análise é do tipo qualitativa, desenvolvida no projeto PIBID-Letras/Português, da Universidade Estadual da Paraíba. Tem como objetivo analisar o uso das tecnologias como ferramenta didática, utilizadas pelos bolsistas do subprojeto “Cultura, Literatura e Criatividade” (CLIC). Este projeto consiste em apresentar a literatura para os discentes, mediada pelos recursos tecnológicos, como forma de agregar conhecimentos, visando a promoção das competências do indivíduo, preparando-o para um mercado de trabalho cada vez mais competidor. O embasamento teórico desse trabalho, no tocante ao uso das tecnologias na educação, foram: Leite (2010), File (2011), Silva (2011), Kenski (2006) e Amora (2011). No que se refere a letramento, foram utilizados documentos oficiais: Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006), e Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2008), além de Martins (2006) e Cosson (2006). Trata-se de uma pesquisa aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, em Campina Grande-PB, no ano de 2016, voltada a alunos do ensino médio, com o objetivo de apresentar a literatura, do erudito ao popular, através de aulas dinâmicas, com conteúdos de cunho social e epistemológico. Tais práticas tidas no projeto foram de grande valia, tanto para os Professores/Bolsistas, quanto para os alunos participantes, pois percebemos que o trabalho do professor interacionista em sala de aula é um recurso que diferencia a prática docente. |
Descrição: | CHAVES, E. de O. As tecnologias como ferramenta didática nas aulas do projeto PIBID-Letras/Português. 2017. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14184 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eloiza de Oliveira Chaves.pdf | 10.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.