Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14188
Título: O crescimento desordenado do centro urbano de Guarabira-PB
Autor(es): Santos Júnior, Ezequiel Lindolfo dos
Palavras-chave: Espaço Urbano
Crescimento Desordenado
Guarabira
Data do documento: 2017
Resumo: Esta pesquisa tratou de uma análise geográfica sobre o Processo de urbanização no município de Guarabira/PB, a partir de levantamento de dados sobre as transformações do espaço urbano e suas contradições organizacionais. O crescimento das cidades esta inserido nos processos históricos de migração campo cidade, isso se deu em ocorrência da necessidade por melhorias de vida. O processo de urbanização teve início paralelamente à constituição da sociedade humana e seu estabelecimento em determinados espaços físicos e continua até hoje. Na cidade de Guarabira, foi possível identificarmos as contradições organizacionais e reflexos de crescimento urbano desordenado. A pesquisa foi estruturada metodologicamente em três momentos: Levantamento de dados e de referencias; 2) Pesquisa de campo com registro de imagens, entrevistas semiestruturadas e; 3) Analise geográfica dos dados. A pesquisa empírica a partir dos autores trabalham com a geografia urbana, entre eles: Carlos (2007), Santos (2007); Côrrea (2006). Durante a pesquisa de campo podemos observar como a urbanização desordenada trouxe ao longo do tempo problemas que geram transtornos a população num âmbito central em direção aos bairros. Para sanar esses problemas precisamos de politicas públicas, investimento em infraestrutura e também temos que repensar o fluxo do trânsito para melhorar de forma geral os deslocamentos e a acessibilidade no centro da cidade.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, E. L. dos. O crescimento desordenado do centro urbano de Guarabira-PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14188
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ezequiel Lindolfo dos Santos Júnior.pdfEzequiel Lindolfo dos Santos Júnior1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.