Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14204
Título: A literatura no ensino médio: reflexões sobre a prática docente
Autor(es): Linhares, Frankléber Braga
Palavras-chave: Texto literário
Ensino Médio
Ensino de literatura
Data do documento: 28-Ago-2017
Resumo: A literatura brasileira é uma disciplina cujas primeiras noções são ministradas no ensino fundamental, mas se tratando da história da literatura começa a ser trabalhada no ensino médio. Muitos professores passam a priorizar mais o ensino da gramática do que o ensino de literatura. No ensino médio o termo literatura não se apresenta de maneira bem definida, são mais abordados as manifestações artísticas e os acontecimentos da época em detrimento da leitura literária. Neste trabalho discutimos algumas questões acerca do ensino de literatura no ensino médio, quais as dificuldades encontradas para um bom desempenho do ensino de literatura, as limitações que envolvem os estudantes. Discutimos também que o aluno tem lido somente o que é imposto pelo professor ou pelo sistema educacional, e o quanto a literatura é ensinada de forma fragmentada contribuindo para o desinteresse dos alunos em relação à leitura do texto literário. Para a realização do trabalho, contamos com o aporte teórico dos seguintes autores: Barbosa(2011), Silva (2005), Cosson e Paulino (2009), Cereja (2005), entre outros.
Descrição: LINHARES, F. B. A literatura no ensino médio: reflexões sobre a prática docente. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14204
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Frankléber Braga Linhares.pdf612.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.