Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14204
Título: | A literatura no ensino médio: reflexões sobre a prática docente |
Autor(es): | Linhares, Frankléber Braga |
Palavras-chave: | Texto literário Ensino Médio Ensino de literatura |
Data do documento: | 28-Ago-2017 |
Resumo: | A literatura brasileira é uma disciplina cujas primeiras noções são ministradas no ensino fundamental, mas se tratando da história da literatura começa a ser trabalhada no ensino médio. Muitos professores passam a priorizar mais o ensino da gramática do que o ensino de literatura. No ensino médio o termo literatura não se apresenta de maneira bem definida, são mais abordados as manifestações artísticas e os acontecimentos da época em detrimento da leitura literária. Neste trabalho discutimos algumas questões acerca do ensino de literatura no ensino médio, quais as dificuldades encontradas para um bom desempenho do ensino de literatura, as limitações que envolvem os estudantes. Discutimos também que o aluno tem lido somente o que é imposto pelo professor ou pelo sistema educacional, e o quanto a literatura é ensinada de forma fragmentada contribuindo para o desinteresse dos alunos em relação à leitura do texto literário. Para a realização do trabalho, contamos com o aporte teórico dos seguintes autores: Barbosa(2011), Silva (2005), Cosson e Paulino (2009), Cereja (2005), entre outros. |
Descrição: | LINHARES, F. B. A literatura no ensino médio: reflexões sobre a prática docente. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14204 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Frankléber Braga Linhares.pdf | 612.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.