Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14208
Título: O gênero propaganda na perspectiva da análise do discurso
Autor(es): Torres, Matildes Edilamar Sá
Palavras-chave: Análise do Discurso
Propaganda
Persuasão
Data do documento: 28-Ago-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal discutir o gênero textual/discursivo propaganda na perspectiva da Análise do Discurso. Partimos do pressuposto de que devido a sua grande circulação pela mídia, o que atinge diariamente todas os estratos sociais, este gênero mereça destaque em termos de estudo, uma vez que uma de suas características principais consiste no ato de convencer os grupos sociais específicos para determinados comportamentos como, por exemplo, aquisição de bens e serviços. Diante dessa assertiva, discorreremos sobre a constituição da Análise do Discurso, faremos uma breve revisão da ruptura com os estudos estruturalistas e analisaremos uma propaganda transcrita do Banco Santander cujo tema versa sobre economia financeira em tempos de crise. Optamos pelo estudo de caso por ser um lócus para compreensão dos discursos midiáticos e seu poder de convencimento social. Fundamentamos nossa pesquisa em Brandão (2010 e 2015), Fernandes (2007), Orlandi (2006;2007;2010 e 2013), Félix (2008), Fígaro (2015), dentre outros que se desdobram sobre a Análise do Discurso em diversos escopos de análise. Dessa maneira, esperamos que este trabalho contribua com o estado da arte dos estudos do discurso e sua, inerente, relação com a sociedade.
Descrição: TORRES, M. E. S. O gênero propaganda na perspectiva da análise do discurso. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14208
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matildes Edilamar Sá Torres.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.