Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14231
Título: A construção de gênero na escola: reflexões com os professores da educação infantil
Autor(es): Silva, Herton Renato de Albuquerque
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Relações de gênero
Educação infantil
Sexismo
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: As crianças desde muito pequenas são moldadas para que aceitem e assumam os "rótulos" que a sociedade lhes reserva. Para os meninos espera-se sempre que sejam os que comandam, ditam regras, para isso as brincadeiras oferecidas são sempre as mesmas: aprender a pilotar motos, dirigir carros, jogar bolas esperando-se deles agressividade, capacidade de liderança, racionalidade. Já com as meninas espera-se delicadeza, sensibilidade e beleza, oferecendo sempre as brincadeiras com sentimentos mais delicados, como aprender a cuidar de uma boneca, aprender como cozinhar, como cuidar de uma casa. É comum encontrarmos nas escolas, a separação do que é para menino e o que é para menina. "Futebol não é para menina, roupa rosa não é para menino". "Menino não brinca de boneca, menina não brinca de carrinho". Com o objetivo de compreendermos como acontecem as relações de gênero no dia a dia das crianças,fazendo essa análise em duas instituições na cidade de Campina Grande – PB entre fevereiro a junho de 2017. Uma de esfera pública localizado no bairro da Liberdade-CG, e outra de esfera privada situada no bairro do Alto Branco- CG.Para tanto foram aplicados questionários com as professoras da Educação Infantil, bem como foi feita a observação da rotina das crianças em sala de aula e na hora do recreio. Diante de observações realizadas nas duas instituições escolares, pudemos perceber como essas práticas estão presentes e ao mesmo tempo são despercebidas pela escola e por professores. Como a sociedade, a família a escola e a religião possuem uma parcela de responsabilidade nessa criação estereotipada em relação ao sexo das crianças. Essas normas sociais prescrevem posturas, comportamentos, atitudes diferenciadas para homens e mulheres, desde a infância, tais atitudes são enraizadas através dos relacionamentos, na escola, muitas das vezes reforçado pela família construindo assim valores, que sutilmente vamos seguindo por toda uma vida. A partir do diagnóstico foi possível sugerir que a escola/professor (a) incorpore o debate das questões de gênero, refletindo sobre a prática escolar na perspectiva de gênero, desenvolvendo trabalhos que abordem e debatam práticas sexistas.
Descrição: SILVA, H. R. de A. A construção de gênero na escola: reflexões com os professores da educação infantil. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14231
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herton Renato de Albuquerque Silva.pdf844.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.