Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14242
Título: Multiparentalidade: a possibilidade de múltipla filiação registral
Autor(es): Andrade, Aline Ferreira de Pontes de
Palavras-chave: Família
Multiparentalidade
Filiação
Socioafetividade
Data do documento: 2017
Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade com o passar dos tempos acarretaram em novas formações familiares, diferentes da tradicional família composta pelo pai, a mãe e sua prole. Neste viés, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo analisar o instituto da multiparentalidade fundamentando que é possível que uma pessoa tenha uma família composta por mais de um pai e/ou mãe e que deste vínculo duplicado decorrem efeitos jurídicos. A princípio analisou-se a família, discorrendo sobre os princípios que norteiam as relações familiares. Em seguida, pesquisou-se sobre filiação e os diferentes critérios detectores de vínculos paternos filiais, para se chegar à paternidade socioafetiva, que é um dos fundamentos da pluriparentalidade. Por fim, abordou-se a multiparentalidade, demonstrando sua possibilidade jurídica e seus principais efeitos jurídicos decorrentes. Assim, por meio do presente trabalho, constatou-se que esta situação, cuja ocorrência se encontra tão presente no cotidiano de muitas famílias, pode e deve ser tutelada pelo ordenamento jurídico.
Descrição: ANDRADE, A. F. de P. Multiparentalidade: a possibilidade de múltipla filiação registral. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14242
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Ferreira de Pontes Andrade.pdfAline Ferreira de Pontes Andrade642.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.