Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14253
Título: O caráter neoliberal da reforma do ensino médio e os impactos no ensino de história, com base na medida provisória nº 746/2016
Autor(es): Silva, Sandra Maria Santos
Palavras-chave: Neoliberalismo
Ensino de História
Reforma do Ensino Médio
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo notar o caráter do neoliberalismo dentro dos alicerces de ensino de História analisando a Reforma do Ensino Médio, também conhecida como Medida Provisória nº 746/2016, formulada pelo Ministério da Educação e sancionada pelo até então Presidente da República Michel Temer, dificultando, com suas disposições, o direito ao ensino crítico e democrático. Nossa pesquisa parte do pressuposto neoliberal para compreender que a proposta desse ensino, o tornando tecnicista, visa o corpo discente enquanto sujeito apto à mão-de-obra futura e barata, em busca de lucro. Assim, partimos de Perry Anderson (1995) para compreender o neoliberalismo (suas origens e disseminação) enquanto uma prática de dominação daquele que virá a fazer parte da classe operária: o aluno de escola pública; Mézáros (2008) para criticar a utilização da educação como alienante, ao invés de usá-la como libertadora; Circe Bittencourt (2011) para perceber a importância da História na construção do Tempo Presente e como recurso de análise não só do passado, mas como propiciadora de uma percepção contemporânea dos fatos.
Descrição: SILVA, S. M. S. O caráter neoliberal da reforma do ensino médio e os impactos no ensino de história, com base na medida provisória nº 746/2016. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14253
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Maria dos Santos Silva.pdfSandra Maria dos Santos Silva639.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.