Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14286
Título: Deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase (C6PD) em recém-nascidos em uma maternidade pública da cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Keylla Malba da Costa e
Palavras-chave: Hematologia
Deficiência de G6PD
Eritroenzimopatias
Data do documento: 25-Abr-2016
Resumo: Nos eritrócitos deficientes de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), a diminuição da redução de NADP em NADPH, leva a um baixo potencial redutor que interfere na capacidade metabólica oxidativa do organismo, ficando vulnerável a hemólise, com oxidação da membrana do glóbulo, podendo levar a crise hemolíticas. As manifestações clínicas da deficiência de G6PD são desencadeadas por fatores ambientais como drogas, feijão fava, infecções; e consistem em crises hemolíticas e icterícia neonatal. Estudos indicam que no Brasil a prevalência de G6PD está em torno de 1 a 10%, sendo os maiores índices em populações com ancestralidade africana. A finalidade do presente estudo foi pesquisar a prevalência da deficiência de G6PD, numa maternidade pública na cidade de Ca mpina Grande, que atende pacientes de diversas cidades de toda a Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório e qualitativo, no qual foram coletados sangue do cordão umbilical de 147 recém-nascidos, entre agosto de 2014 e agosto de 2015. O diagnóstico da deficiência da G6PD foi realizado através do teste da redução da metahemoglobina (teste de Brewer). A cidade de Campina Grande, bem como todo o Compartimento da Borborema não apresentam nenhum dado relativo a prevalência da deficiência da G6PD. Foram identificados 07 deficientes (01 branco, 02 negros e 04 pardos) representando uma prevalência de 4,76 % na amostra como um todo e 5%, 7,14% e 4,04 % entre os brancos, negros e pardos, respectivamente. Em relação ao sexo, o estudo encontrou uma prevalência de 2,3% nas mulheres e 8,33% nos homens. Os dados refletem a importância do diagnóstico da deficiência de G6PD, na perspectiva de obter real conhecimento da prevalência desta eritroenzimopatia no estado da Paraíba, torna-se relevante também o conhecimento dos indivíduos deficientes nesta população.
Descrição: SILVA, K. M. da C. e. Deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase (C6PD) em recém-nascidos em uma maternidade pública da cidade de Campina Grande – PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14286
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Keylla Malba da Costa e Silva.pdfPDF - Keylla Malba da Costa e Silva6.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.