Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14330
Título: Agências reguladoras: origem, natureza jurídica, organização e poderes
Autor(es): Araújo, Laodicéia Gomes de
Palavras-chave: Autonomia
Controle
Agências reguladoras
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: As agências reguladoras são órgãos da Administração Pública Indireta, podendo, apenas, ser criadas mediante lei, que estabelecerá suas competências e o setor econômico que será regulado. Entre essas competências pode-se destacar regulação, normatização, controle e fiscalização de atividades desenvolvidas por particulares, tendo em vista sempre o interesse público. Possuem natureza jurídica de autarquia especial em razão da autonomia administrativa, financeira e técnica que possuem. São administradas por uma diretoria colegiada, e os seus participantes possuem estabilidade no cargo em que ocupam, pois não podem sofrer exoneração ad nutum, tem a incumbência de fiscalizar as atividades funcionais e acompanha permanentemente o desempenho dos servidores da agência, avaliando sua eficiência e o cumprimento dos deveres funcionais. No desempenho de suas atribuições, destaca-se a capacidade de emitir atos e decisões que versam sobre o setor econômico por elas regulados, configurando o Poder Regulador. No desempenho desse Poder elas condicionam, corrigem e alteram parâmetros de mercado, impondo existências ou requisitos para a atuação dos agentes econômicos regulados. Para que esses entes não pratiquem atos abusivos e contrários a legislação vigente, é necessário que se tenha controle sobre sua atuação. O controle é exercido internamente pela sua diretoria e externamente pelo Tribunal de Contas, Ministério Público, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e pela sociedade. Esse controle não elimina a autonomia dos entes reguladores, pelo contrário, assegura à sociedade, que as agências atuarão dentro do limite da legalidade, objetivando uma prestação de serviço público cada vez mais eficiente.
Descrição: ARAÚJO, Laodicéia Gomes de. Agências reguladoras: origem, natureza jurídica, organização e poderes. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14330
ISSN: CDD 340
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laodicéia Gomes de Araújo.pdf617.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.