Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14346
Título: O perfil da gestão educacional em Guarabira: um estudo de caso na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano
Autor(es): Pereira, Krislane Simões
Palavras-chave: Gestão Educacional
Gestão Escolar
Perfil do Gestor - Guarabira
Data do documento: 2017
Resumo: Compreendemos a importância da gestão escolar enquanto mediadora nos processos educacionais. Neste sentido, buscamos indagar: como se configura o papel do gestor educacional da cidade de Guarabira? Como está configurado o perfil gestor em uma creche e em uma escola de ensino fundamental I, na cidade de Guarabira? Diante destas questões norteadoras, apresentamos o seguinte objetivo para este estudo: investigar o perfil da gestão educacional na cidade de Guarabira (PB), a partir de um estudo de caso na Creche Tia Lea e no Centro Educacional Edivardo Toscano. A metodologia utilizada nesta pesquisa configurou-se como qualitativa, caracterizada inicialmente como bibliográfica e documental, posteriormente passou a ser predominantemente um estudo de caso. O campo de pesquisa situou-se na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano, ambas da Cidade de Guarabira, na Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram as gestoras das duas instituições de campo. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram o Plano Municipal de Educação de Guarabira (PME) e o Plano Estadual de Educação da Paraíba (PEEP) e um questionário. Como base teórica apresentamos: Luck (2000; 2008), Paro (2008), e Libâneo (2012), para discutirmos as perspectivas educacionais referente a gestão escolar democrática, como também, os documentos oficiais: PME (2015) e o PEEP (2010). Portanto, é importante que compreendamos o perfil do gestor escolar do município em que estamos inseridos/as, pois a partir das suas características e concepções podemos perceber as transformações educacionais, políticas e sociais.
Descrição: PEREIRA, K. S. O perfil da gestão educacional em Guarabira: um estudo de caso na Creche Tia Léa e no Centro Educacional Edivardo Toscano. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14346
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Krislane Simões Pereira.pdfKrislane Simões Pereira1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.