Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14355
Título: A construção dialógica da moral na fábula clássica e contemporânea
Autor(es): Santos, Simone Silva dos
Palavras-chave: Literatura Infantil
Fábula
Releitura
Adaptação Textual
Data do documento: 2017
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar, de forma comparativa e reflexiva, a construção da moral na fábula A cigarra e a formiga e A cigarra e as formigas, de La Fontaine e Monteiro Lobato, respectivamente. Através da leitura crítico-analítica dos textos, serão observados os modos pelos quais o gênero literário infantil, apesar das mudanças formais e deslocamentos temporais, não perde a sua relevância. Partindo do contexto da literatura infantil e sua chegada à escola, bem como traçando o percurso histórico da fábula, este estudo pretende mostrar a renovação do gênero literário, as características do reconto e da adaptação da moral para a contemporaneidade. Nessa perspectiva, aborda as teorias e conceitos de autores como Cademartori (2006), Cavalcanti (2002), Cunha (1995), Coelho (2000), Hunt (2010), Oliveira (2011), Souza (2004), Zilberman (2003) dentre outros, que dialogam com a Literatura Infantil e a releitura da fábula clássica. Assim, percebemos que a reescrita de Lobato, estreitamente ligada ao universo da criança, proporciona uma experiência reflexiva ao leitor por levar em consideração suas potencialidades cognoscitivas, de modo a estimular a construção de sua consciência crítica.
Descrição: SANTOS, S. S. dos. A construção dialógica da moral na fábula clássica e contemporânea. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14355
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Silva dos Santos.pdfSimone Silva dos Santos885.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.