Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14372
Título: Dom casmurro e o trabalho imaterial de Capitu
Autor(es): Oliveira, Mirna Spinelli de
Palavras-chave: Capitalismo cognitivo
Trabalho imaterial
Patriarcalismo
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: Este artigo tem como premissa ser o trabalho com a linguagem da personagem machadiana Capitu ser antecipador das novas relações de produção no capitalismo contemporâneo, chamado por muitos de seus analistas de capitalismo cognitivo, no qual o saber técnico não mais se dissocia da produção de afetos, discursos e fluxos informacionais, trabalho material de trabalho imaterial. Capitu engendra a construção linguageira mediante a prática do trabalho imaterial como modus operandi crítico, desconstrutor, das relações patriarcais no Brasil do século XIX. Capitu torna-se referência para a construção da mulher modificadora da sua condição inferior, submete o discurso patriarcal a uma constante cisão através de sua capacidade de negociar, convencer, influenciar, dissuadir o círculo social brasileiro da época e sua ordem discursiva. Para tanto, inicialmente buscamos observar o enlace entre as mudanças contemporâneas que levam ao chamado capitalismo cognitivo com os papeis sociais reservados às mulheres no século passado, com o fim de mostrar como Capitu se situa no seu tempo a partir de um fora, de um não-lugar. Por fim, como culminância, analisamos vários momentos do romance machadiano em que Capitu engendra seu trabalho imaterial como ruptura de classe e gênero, no Brasil do século e após.
Descrição: OLIVEIRA, M. S. de. Dom casmurro e o trabalho imaterial de Capitu. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14372
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirna Spinelli de Oliveira.pdf434.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.