Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14378
Título: Identidade e alteridade na construção poética do Manual da delicadeza de A a Z, de Roseana Murray
Autor(es): Souza, Mirele Fernanda Cândido de
Palavras-chave: Literatura brasileira
Poesia
Identidade
Alteridade
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: Nesta monografia realizamos um estudo da poesia de Roseana Murray presente na obra Manual da delicadeza de A a Z (2014), livro composto de 26 poemas. Como sugere o título, trata-se de uma coletânea de palavras/poemas organizados em ordem alfabética, que aborda sobre o afeto, o ver, o ouvir, a relação entre o Eu e o Outro, tendo como fio condutor a delicadeza. A pesquisa nasceu motivada pelo interesse em analisar de que forma identidade e alteridade estão construídas e se relacionam nos poemas. O objetivo principal desta pesquisa é dar visibilidade as questões de identidade e alteridade presentes na construção poética do Manual da Delicadeza de A a Z, de Roseana Murray, expressos em um universo de palavras, imagens, cores e diferentes impressões sensoriais, que despertam a reflexão sobre quem somos e a importância da ternura e da solidariedade na sociedade contemporânea. A metodologia do trabalho consistiu na leitura analítica dos poemas, atentando para os aspectos estéticos do texto, sem perder de vista o contexto histórico e cultural em que a obra foi produzida. Neste sentido, as reflexões buscaram identificar os mecanismos de construção identitária e suas relações com a produção e a representação da alteridade presente nos poemas. Para tanto, recorremos às contribuições teóricas de Bauman (2001, 2003, 2005, 2009), Hall (2006), Silva (2000), Zanella (2005), Calvino (1998), no que diz respeito à identidade e alteridade, bem como lançamos mão das contribuições dos estudiosos: Aguiar (2001), Cara (1986) para o estudo de aspectos característicos do poema e da poesia escrita para o público infantil e juvenil.
Descrição: SOUZA, M. F. C. de. Identidade e alteridade na construção poética do Manual da delicadeza de A a Z, de Roseana Murray. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14378
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirele Fernanda Cândido de Souza.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.