Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14379
Título: Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso
Autor(es): Freire, José Gileno
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Educação EJA
Formação docente
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: O presente artigo trata de análise de experiência em Estágio Supervisionado que utiliza a Sequência Didática (doravante SD) como recurso contributivo para o trabalho docente. A pesquisa inicia com o estudo de teorias que ressaltam a importância do Estágio, nas quais citamos Pimenta (2011) ao tratar desse componente como espaço de reflexão da prática pedagógica e Nóvoa (1999) que dialoga sobre a formação docente. Nosso principal objetivo é contribuir com as pesquisas sobre trabalho docente e formação inicial. Para tanto, discorremos sobre o planejamento baseados em Padilha (2001), tratamos da esquematização da SD, bem como do seu caráter sistemático e definição, que de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constitui conjunto de atividades escolares sistematizadas em torno de um gênero oral ou escrito. Descrevemos a aplicação de uma SD em turma de contexto de Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA), ao passo que avaliamos o aluno enquanto elemento fundamental para a concretização dos resultados. Nossas reflexões englobam a importância do professor-aluno refletir a sua prática, e enfatizamos o Estágio Supervisionado como uma oportunidade e espaço propícios a esta ação. A pesquisa desenvolvida no período destinado ao Estágio Supervisionado obtém como resultado a participação da totalidade dos alunos nas atividades propostas; a interação nos momentos teóricos e práticos e um consequentemente avanço significativo na aprendizagem do conteúdo abordado e da língua em estudo.
Descrição: FREIRE, J. G. Sequências didáticas no estágio supervisionado: um estudo de caso. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14379
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gileno Freire.pdf843.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.